Câmaras de vídeo (diferentes tipos e diferentes gamas)

Câmaras comuns 

As câmaras amadoras são aquelas que oferecem a menor quantidade de opções e controles para o fotógrafo. Telemóveis com câmara, compactas do tipo apontar e disparar são os principais exemplos de câmaras destinadas à fotografia sem grandes compromissos.
Por não oferecer os ajustes manuais que câmaras mais avançadas possuem, as câmaras amadoras são aquelas com a maior quantidade de recursos: modos de fotografia automáticos (paisagem, retrato, fogos de artifíico, etc.), HRD (grande alcance dinâmico), panorâmicos e foco seletivo por reconhecimento facial são apenas alguns dos exemplos mais comuns.
 

Câmaras Semi-Profissionais

As câmaras semi-profissionais formam uma categoria apenas em termos de mercado. Também chamadas de amadoras avançadas, oferecem possibilidades não encontradas nas câmaras amadoras sem apresentar complexidade de uso das profissionais.
Mesmo que apresentem várias caracteristicas em comum com as câmaras profissionais- ajustes manuais, sensores maiores e em alguns casos, lentes intercambáveis- as semi-profissionais também oferecem facilidades dos equipamentos mais simples: modos automáticos...
 
 

Câmaras Profissionais

As enormes câmaras de lentes intercambiaveis, sensores poderosos e uma infinidade de ajustes são associadas instantaneamente aqueles que ganham a vida fotografando.
Existem câmaras profissionais com aparencia de câmara compacta. A Canon G12 por exemplo, é uma das favoritas dos profissionais do mundo inteiro todo como "segunda câmara , casa algo aconteça com a câmara principal".
Equipamentos de formato micro-4/3 é uma infinidade de outras câmaras de tamanho reduzido também consideradas profissionais, dependendo de alguns factores que incluem ajustes manuais, acesso a controles, tamanho do sensor e compatibilidade com formatos de imagem.